30/03 Dia mundial do Transtorno Bipolar: data é celebrada a fim de promover conscientização e diminuir estigmas.

Por: Rede Abracom

30/03 é o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. A data foi escolhida devido ao aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que após seu falecimento foi diagnosticado como provável portador de transtorno bipolar. Neste dia buscamos trazer atenção ao tema, educar a população mundial a fim de eliminar o estigma social.

O transtorno bipolar é um transtorno neuropsiquiátrico. As pessoas acometidas passam por episódios de instabilidade de humor, oscilando entre episódios de mania (humor alto) e de depressão (humor baixo). De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo.

Sem o tratamento adequado, esferas da vida podem ser afetadas negativamente como: relacionamentos, interações sociais e desempenho nos estudos ou trabalho. Apesar de não existir cura para esse transtorno, existem muitos tratamentos e estratégias para controlar seus sintomas. Em geral, a combinação de medicação e terapia são bastante eficazes. Além disso, ter uma rede de apoio é essencial.

O sistema endocanabinóide exerce efeitos neuromoduladores nos neurotransmissores críticos no controle das emoções. Tendo em vista que os canabinoides atuam diretamente sobre o sistema endocanabinóide, auxiliando no seu equilíbrio, a c4nn4b1s medicinal pode ser uma boa adesão ao tratamento.

Em 2015 um estudo publicado na Trusted Source mostrou que o uso de c4nn4b1s em pessoas com transtorno bipolar trouxe melhoras no humor e promoveu uma perspectiva mais positiva.

O CBD tem potencial terapêutico na redução dos sintomas de depressão e ansiedade. Considerando que as pessoas que têm Transtorno Bipolar apresentam fases de períodos depressivos agudos, esse é um dos benefícios que a c4nn4b1s medicinal pode proporcionar.

A Universidade de Cambridge realizou estudos que avaliaram a relação do sistema endocanabinoide com a regulação emocional. Os resultados obtidos indicaram que a ativação de receptores canabinoides podem trazer efeitos promissores na estabilização do humor.

Ainda existem poucas pesquisas relacionadas ao uso de c4nn4bis medicinal no tratamento de transtorno bipolar. Ao utilizar, é necessário seguir o plano de tratamento prescrito pelo seu médico e ser acompanhado de perto.

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC