Atleta da liga feminina de basquete dos EUA pode ser condenada a dez anos por porte de óleo de maconha na Rússia.

Brittney Griner, Atleta americana da WNBA (Associação de Basquete Feminino), foi detida em fevereiro pela polícia russa no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, sob a acusação de porte de narcóticos ao ser constatada a presença de óleo de haxixe e um material de inalação (vaping) em sua mochila de mão. Como de costume, a atleta viajava para atuar em um clube russo durante suas férias da liga americana quando foi abordada.

Brittney aguardou o julgamento presa pelos últimos quatro meses. Se declarou culpada das acusações na quinta-feira, dia 07 de julho, mas afirma não ter tido a intenção de infligir as leis russas. Segundo o advogado de Griner, Aleksandr Boikov, os cartuchos do cigarro eletrônico estavam na bagagem por descuido.

Em uma carta endereçada à Casa Branca, Brittney Griner demonstrou aflição (bem justificada devido aos recentes conflitos diplomáticos entre os EUA e a Rússia) e apelou ao governo norte-americano por sua liberdade: “Estou aterrorizada por poder ficar aqui para sempre. Sou consciente de que (Joe Biden) está atarefado com muitas coisas, mas, por favor, não se esqueça de mim e dos outros americanos presos. Por favor, faça tudo o que pode para me levar para casa”.

Brittney voltou aos tribunais para uma quarta audiência nesta quinta-feira (14 de julho), quando foram apresentados testes de doping negativos e documentos que comprovam a devida autorização do Departamento de Saúde do Estado do Arizona para o uso do óleo direcionado ao tratamento de dores crônicas com as quais a atleta sofre.

O tratamento medicinal feito por Griner não é permitido pela legislação russa e a punição atribuída conforme a lei do país pode chegar a uma pena entre cinco e dez anos de prisão. Há também a possibilidade de Griner ser utilizada como “moeda de troca” para libertar prisioneiros russos que se encontram nos Estados Unidos.

Fontes: Jornal Nacional; Jornal Hoje; Terra.com

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC