Colaboradores da Abrace contam com acompanhamento psicológico

Colaboradores da Abrace contam com acompanhamento psicológico

Este ano o Dia do Psicólogo merece um destaque devido ao momento insano  que a pandemia trouxe a todos, sem exceção, em todo o mundo. É particularmente oportuno reconhecer o impacto que esse profissional tem para minimizar os efeitos negativos que a pandemia causou à saúde mental de milhares de pessoas.

O reconhecimento e valorização do profissional da psicologia aumenta a conscientização sobre a saúde mental e é um meio de expressar um compromisso organizacional com o bem-estar emocional das pessoas.

A Abrace Esperança tem esse compromisso com a vida em sua integralidade, e desde janeiro deste ano, a associação disponibiliza aos seus 130 colaboradores, serviço de atendimento e acompanhamento psicológico, principalmente à equipe de acolhimento que lida diariamente com os associados.

Para a psicóloga Neumar Nascimento Félix (CRP 13/3241) o papel do profissional é poder ajudar as pessoas a aceitar o fluxo da vida, levando-as a reconhecer o seu potencial para sua evolução e na Abrace ela leva seus conhecimentos para contribuir com o bem estar dos colaboradores.

Ela conta que sua missão na Abrace é de orientar no processo de autoconhecimento, enfatizando os aspectos pessoais, sociais e profissionais, estimulando a busca de saúde mental e fim de propiciar um ambiente de trabalho saudável. 

O atendimento clínico aos colaboradores da Abrace tem como objetivo promover a regulação emocional e também contribuir com a solução de problemas de resolução. “Alguns colaboradores lidam diretamente com as hipóteses muito delicadas, de pacientes que estão em sofrimento, exigindo assim, desse profissional, habilidades como uma escuta atenta, empatia e compaixão, para ofertar um atendimento mais humanitário possível”, conta Neumar. 

Já sabemos que o tratamento medicinal com a Cannabis é efetivo para sintomas de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. Quando associado às boas práticas alimentares, atividade física e utilizada concomitantemente ao tratamento psicológico, pode atenuar algumas "sintomatologias" dos transtornos psíquicos, transtorno de ansiedade, transtorno de neurodesenvolvimento, como é o caso do autismo, e algumas patologias como Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, e os transtornos alimentares também. 

A psicóloga Neumar dá algumas dicas para manutenção da saúde mental e o controle do estresse: autoconhecimento, regulação, incluir na rotina diária práticas meditativas e de relaxamento, ter uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e autocuidado, cultivar perfeito, administração e gestão do tempo também é importante, criar pequenas pausas durante o dia, criar momentos de qualidade para si, com a família e amigos, praticar uma higiene do sono, leituras que aprimorem conhecimento sobre si e sobre o mundo e principalmente se divertir saudavelmente, “porque afinal de contas precisamos ter momentos para relaxar ”, enfatiza a psicóloga. 

A Abrace Esperança homenageia e agradece, neste Dia do Psicólogo, a todos os profissionais da psicologia do Brasil por existirem e cumprirem sua missão de mostrar o caminho do autoconhecimento, lidar com nossos traumas e dúvidas e a melhorar nossas relações. 

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, Carl Jung.