Cannabis medicinal pode vir a ser entregue gratuitamente em Salvador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Um Projeto de Lei está em tramitação na Câmara Municipal visando que todas as pessoas possam ter acesso ao tratamento

Por Rede Abracom

A cidade Salvador, capital da Bahia, pode ter incluída a Cannabis em seu rol de medicamentos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município. É o que prevê o Projeto de Lei Nº 172/2021, de autoria do vereador André Fraga (PV), que está em tramitação na Câmara Municipal.

De acordo com o PL, passa a ser direito do paciente receber gratuitamente do Poder Público medicamentos nacionais e/ou importados à base de Cannabis medicinal que contenham em sua fórmula a substância Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC), desde que devidamente autorizado por ordem judicial e/ou prescrito por profissional médico acompanhado do devido laudo das razões da prescrição, nas unidades de saúde pública municipal em funcionamento em Salvador, atendendo, desta forma, o artigo 196 da Constituição Federal de 1988.
O projeto diz que os pacientes deverão apresentar prescrição feita por profissional médico legalmente habilitado e laudo médico, contendo a descrição do caso. Os interessados em receber os produtos gratuitamente não poderão possuir condições financeiras de adquirir e nem de tê-los adquiridos pela família.

Caso o PL seja aprovado, a Secretaria de Saúde poderá celebrar convênios, parcerias técnico-científicas e adquirir os medicamentos de entidades nacionais. Na justificativa do texto, é ainda citado o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace).

“O município de Salvador, atualmente, segundo dados fornecidos pela Associação para
Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (CANNAB), cerca 90% dos
seus pacientes e mais dos 800 associados adquirem o óleo produzido pela associação Abrace”, afirma.

O vereador André Fraga cita também a busca pelo direito de ter acesso à saúde na Justiça por diversos brasileiros que a acionam com esta demanda. Ele diz ainda que são várias as enfermidades e condições que podem ser atendidas melhorando a qualidade de vida das pessoas.

“Neste sentido, a fim de proporcionar aos cidadãos e cidadãs soteropolitanos o pleno acesso à saúde; a mitigação dos graves sintomas advindos das mais variadas doenças, a que dependem pacientes deste tipo de medicamento; apresento, aos nobres pares, este Projeto de Lei, para que seja analisado e aprovado”, finaliza.

Ainda não há data prevista para votação no plenário da Câmara Municipal. O projeto está atualmente em análise na Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social, após passar por outras comissões relacionadas ao tema e ser aprovado em todas.

Últimas Publicações

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC