Cannabis pode auxiliar no tratamento de cefaleia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A enxaqueca é a mais conhecida das cefaleias, mas existem outros tipos que podem também apresentar bons resultados com o uso da Cannabis

Por Rede Abracom

Cefaleia é quando a pessoa apresenta três ou mais ocorrências de dores de cabeça em um mês, por mais de três meses. Essa condição leva a problemas no cotidiano e atrapalham a qualidade de vida.

Este 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. Este termo confunde, por isso é bom salientar que são três os principais tipos de cefaleia entre os cerca de 150 conhecidos na história médica.

A cefaleia tensional provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada, apertada ou pressionada, mas com intensidade fraca ou média. As causas podem ser estresse, ansiedade e depressão.

Já a cefaleia em salvas tem uma dor intensa, que aparece a noite, de um lado só ou em torno dos olhos. Pode durar poucos minutos ou horas e algumas pessoas podem ficar com os olhos avermelhados e lacrimejando, ter congestão nasal e a pálpebra caída do lado que tem a dor. As causas podem ser problemas na região do cérebro conhecida como hipotálamo, responsável pelo controle da temperatura, hormônios e sono.

E a enxaqueca é a mais conhecida e se trata de uma dor de cabeça crônica, que geralmente começa latejante em um dos lados e aumenta aos poucos. Pode ser acompanhada de fotofobia (aversão a luz) e fonofobia (aversão ao som), além de visão turva ou pontos luminosos, náuseas e vômitos.

A Cannabis Medicinal tem tido comprovação científica para o tratamento. O artigo do Centro de Pesquisa sobre Dor de Cabeça e Abuso de Drogas de Reggio Emilia (Itália) mostrou que pacientes com idades entre 35 e 65 anos, que faziam uso excessivo de medicamentos e que sofriam de dor de cabeça crônica há pelo menos três anos, apresentaram resultados primários de redução da frequência, duração e intensidade das dores e da quantidade de consumo diário de analgésico.

Em 2015, pesquisadores concluíram que as cefaleias, principalmente a enxaqueca, tem relação com o sistema endocanabinóide. A deficiência deste sistema constitui uma das possíveis causas.

Já um estudo feito com um total de 127 participantes que sofriam de enxaquecas crônicas e cefaleia em salvas resulta em melhoras de 55%. Os efeitos colaterais também foram melhores do que o dos medicamentos comumente utilizados. Quem tomou THC-CBD relatou menos dores de estômago e musculares e menos incidentes de colite (doença que provoca inflamação intestinal) do que as que tomaram os medicamentos tradicionais.

Últimas Publicações

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC