Dia do Farmacêutico: Profissional é essencial para a Cannabis Medicinal

Por Rede Abracom

Neste domingo, 25 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Os profissionais desta área são essenciais para o trabalho desempenhado com a Cannabis Medicinal para garantir a qualidade dos produtos, além de realizar todo o processo de produção.

Para isso, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) conta com uma equipe chefiada pelo farmacêutico, Carlos Espínola. Diretor técnico da Abrace, é ele quem realiza todo o trabalho para que os produtos esperança cheguem até os associados com a qualidade necessária.

O farmacêutico é um profissional qualificado para atuar em 135 especialidades e é indispensável em todos os processos da produção e dispensação de medicamentos em geral. “Na produção dos medicamentos da Abrace, o farmacêutico é responsável pela supervisão de todo o processo, realizando a seleção dos fornecedores, armazenamento e separação dos insumos, diluição, envase, rotulagem e armazenamento do produto final”, detalhou.

Carlos explicou que é o farmacêutico o responsável pelo controle de qualidade, onde são feitos testes que garantem que os medicamentos estão dentro das especificações. Na Abrace existe o setor ‘Garantia da Qualidade”, onde a atuação é no controle de toda documentação que garante a qualidade do produto do início até a dispensação.

“É para garantir as boas práticas de fabricação, além de receber todos os feedbacks oriundos do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) sempre coletando informações para implementar melhorias nos processos e no produto final”, falou.

Mas a atuação é mais abrangente que apenas a produção. O farmacêutico também realiza a atenção farmacêutica buscando orientar sobre a prescrição médica, esclarecendo qualquer dúvida relacionada ao tratamento do paciente e, em caso de solicitação de delivery, garante que todo o transporte ocorra de forma segura e eficiente sem comprometer a qualidade do medicamento.

“O mercado de medicamentos à base de Cannabis está apenas no seu início e possui um grande potencial de crescimento no Brasil e no mundo e isso abre uma grande janela de oportunidade para que profissionais farmacêuticos busquem se especializar e dedicar sua vida profissional a esse produto que salva muitas vidas todos os dias”, finalizou.

A Abrace parabeniza todos os farmacêuticos e espera ver cada vez mais profissionais atuando em prol da Cannabis e, consequentemente, em prol da vida de milhares de pessoas.

SAC