Dia Mundial de Combate ao Câncer chama a atenção para tratamento adequado

Este ano, a campanha abordará as barreiras que impedem as pessoas em todo o mundo de ter acesso aos cuidados fundamentais para o controle do câncer. São três anos de ações e, neste primeiro, será apresentado e explicado como as desigualdades durante todo o tratamento afetam o controle da doença.

A campanha salienta que é preciso ter este tratamento não importando onde as pessoas nasçam, cresçam, envelheçam, trabalhem ou vivam. Hoje, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) tem 134 pacientes com câncer cadastrados (e é possível que o número total seja maior), entre tumores de mama, ossos, cérebro e língua.

Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Augusta University, na Geórgia, nos Estados Unidos, constatou que o canabidiol (CBD) foi capaz de diminuir, em camundongos, o tamanho de um tumor cerebral altamente agressivo e letal. O estudo foi divulgado em dezembro de 2021.

Além disso, outras pesquisas mostraram evidências clínicas que sugerem que os canabinóides, THC e CBD apresentam efeitos terapêuticos para o manejo de vários sintomas associados ao câncer e ao tratamento do câncer, como dor, náusea, vômito e enfraquecimento, comuns em quem está utilizando a quimioterapia e a radioterapia.

É importante salientar que os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos não devem ser abandonados, mas é possível uni-los à Cannabis para promover também a qualidade de vida dos pacientes durante as sessões.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 309.750 homens e 316.280 mulheres foram diagnosticados em 2020 no Brasil. A mortalidade, no ano de 2019, foi de 121.686 homens e 110.344 mulheres.

A prevenção pode ser feita e, para tanto, é importante não fumar, manter uma alimentação saudável e peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, se vacinar contra HPV e Hepatite B, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e carnes processadas e fazer exames médicos regularmente.

Fonte: https://www.augustachronicle.com/story/news/2021/12/23/cbd-could-help-fight-brain-tumors-augusta-university-researchers-say/8968094002/

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC