Exército publica edital para compra de canabidiol

O produto é destinado ao Hospital Geral de Juiz de Fora e o edital diz que a compra deverá ser feita a pequenas empresas

Por Rede Abracom

O Exército Brasileiro publicou um edital de licitação para aquisição de canabidiol. O produto é destinado ao Hospital Geral de Juiz de Fora, em Minas Gerais, uma unidade médica que é vinculada à 4ª Região do Exército.

A licitação, publicada na página do Governo Federal, diz que o objetivo é comprar Extrato Medicinal com princípio ativo de óleo de canabidiol, com concentração de 200 MG/ML. Serão adquiridos 48 frascos de 30 mililitros cada.

O investimento é de R$ 80 mil que, de acordo com o edital, deverá ser realizado exclusivamente em microempresas ou empresas de pequeno porte. O documento diz ainda que este é um medicamento de alto custo.

Vale lembrar que o Brasil já conta com associações capazes de fabricar produtos a base de Cannabis a custo abaixo dos praticados pelas indústrias farmacêuticas. Estes óleos feitos por associações contam com a mesma qualidade dos demais.

Alguns estados já aprovaram a distribuição de produtos à base de Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto esperam o Congresso Nacional aprovar esta prática a nível federal. As associações também estão capazes de efetuar esta disponibilização de produtos pelo SUS, garantindo eficiência e economicidade do serviço público.

O objetivo é tornar possível o acesso à saúde e à qualidade de vida para cada vez mais pessoas em todo o país, assim como regem as diretrizes do próprio SUS.

SAC