Fiocruz mostra eficiência no tratamento com Cannabis Medicinal

A Fundação ainda alertou para a necessidade de liberação pelo SUS e desenvolvimento de pesquisas

Por Rede Abracom

Uma nota técnica, publicada pelo Programa Institucional de Políticas de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostrou a eficiência do tratamento com Cannabis para diferentes patologias e condições. Foram mostrados diversos estudos científicos que comprovam o que a Cannabis pode fazer pela saúde e bem-estar das pessoas que utilizam os produtos.

O documento tem como objetivo oferecer subsídios técnicos para as instituições responsáveis pela legislação, regulamentação, pesquisa, produção, padronização, distribuição e uso da Cannabis e derivados para fins terapêuticos no Brasil, bem como para a sociedade em geral. O documento afirmou que as pesquisas mostram o potencial terapêutico de canabinoides.

Os cientistas mostraram, como conclusivas, as pesquisas referentes ao tratamento para redução de sintomas e melhora do quadro de saúde para dor crônica, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos e náusea, vômito e perda do apetite ligados ao tratamento com quimioterapia. Segundos os pesquisadores, há segurança e eficácia dos canabinoides nestes assuntos.

A nota da Fiocruz ainda apontou como necessário o avanço no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, com a realização de estudos clínicos de diferentes condições, na capacitação de médicos e outros profissionais de saúde sobre o uso terapêutico da Cannabis e derivados. Com isso, será possível a prescrição para tantas formas de tratamento.

Além disso, os pesquisadores acreditam que “é indispensável assegurar uma regulamentação abrangente e eficiente, que viabilize a produção, prescrição e o acesso gratuito e universal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a uma ampla gama de formas farmacêuticas da Cannabis e derivados, sempre respaldadas por evidências sólidas de segurança e eficácia terapêutica”.

A Fiocruz é uma fundação brasileira vinculada ao Ministério da Saúde e que atua na pesquisa e no desenvolvimento científico e tecnológico da saúde no país. É considerada a organização com mais destaque na América Latina na área de ciências e tecnologia em saúde.

SAC