Por Rede Abracom
Este 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística. Foi nesta data, no ano de 1989, que foi publicada a descoberta do Gene CFTR, responsável por provocar o problema, mas ainda não há cura e o tratamento pode ter a Cannabis como auxílio.
A fibrose cística é uma condição genética rara, crônica e progressiva caracterizada pela ocorrência de secreções espessas e viscosas em diversos órgãos. Isto causa tosse persistente, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
O diagnóstico pode ser realizado através do Teste do Pezinho e de Exames Genéticos ou do Teste do Suor. O tratamento pode ser feito com ingestão de enzimas digestivas, uso de antibióticos, broncodilatadores, anti-inflamatórios, além de fisioterapia respiratória e atividade física.
A Cannabis entra no tratamento como forma de diminuir a velocidade da degradação do pulmão e do pâncreas e auxiliar a respiração com a redução das crises de tosse. É também usado pela sua ação anti-inflamatória.
A Fibrose Cística não tem cura, mas as pessoas podem ter uma qualidade de vida garantida pelo uso do óleo. O que essa condição causa pode, assim, ser combatido.