Hoje é o Dia Mundial da Fibrose Cística

Por Rede Abracom

Este 08 de setembro é o Dia Mundial da Fibrose Cística. Foi nesta data, no ano de 1989, que foi publicada a descoberta do Gene CFTR, responsável por provocar o problema, mas ainda não há cura e o tratamento pode ter a Cannabis como auxílio.

A fibrose cística é uma condição genética rara, crônica e progressiva caracterizada pela ocorrência de secreções espessas e viscosas em diversos órgãos. Isto causa tosse persistente, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

O diagnóstico pode ser realizado através do Teste do Pezinho e de Exames Genéticos ou do Teste do Suor. O tratamento pode ser feito com ingestão de enzimas digestivas, uso de antibióticos, broncodilatadores, anti-inflamatórios, além de fisioterapia respiratória e atividade física.

A Cannabis entra no tratamento como forma de diminuir a velocidade da degradação do pulmão e do pâncreas e auxiliar a respiração com a redução das crises de tosse. É também usado pela sua ação anti-inflamatória.

A Fibrose Cística não tem cura, mas as pessoas podem ter uma qualidade de vida garantida pelo uso do óleo. O que essa condição causa pode, assim, ser combatido.

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC