Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Cada um precisa fazer a sua parte para proteger a natureza e poder contar com os recursos naturais por mais tempo

Por Rede Abracom

Os recursos naturais veem sofrendo um alto desgaste e se este problema persistir, a sobrevivência da vida no planeta estará comprometida. É por este motivo que, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 05 de junho.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservação. Nos mais diversos países, as pessoas costumam descartar o lixo de forma inadequado e não contam com a coleta seletiva e projetos de reciclagem. Além disso, há consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Para chegar a um resultado, é preciso que todos façam a sua parte. O cultivo da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) está realizando trabalhos para ajudar o planeta, com iniciativas condizentes às possibilidades.

Das plantas, por exemplo, é feito o reaproveitamento de matérias. É utilizada inflorescência, raiz, caules, galhos e folhas são aproveitados na compostagem, o que provoca a melhoria de solo, devolvendo à natureza o que ela nos deu de alta qualidade.

A compostagem usada no plantio é inteiramente orgânica. Isto provoca a fertilização natural de todo o cultivo, sem agressão alguma à natureza, respeitando o que o solo rende sempre, o que garante a qualidade da colheita.

A Abrace iniciou também o cultivo associado. O plantio começou a ter milho e, em breve, contará com outros legumes e ainda hortaliças. Essa ação traz a biodiversidade, um ponto importante da proteção da natureza.

Vale ainda salientar que a Cannabis é uma planta protetora da natureza. Para o cultivo, é usado uma pequena quantidade de água e dela se extrai muito mais que medicamentos. O cânhamo pode ser utilizado para fabricação, por exemplo, de papel e combustível, ambos de baixo impacto no meio ambiente.

Cada um fazendo a sua parte, podemos ter um futuro promissor com os recursos naturais. Por isso, hoje é o dia de lembrar que precisamos agir para proteger o planeta.

SAC