Hoje é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia

A Dislexia é um transtorno de aprendizagem e precisa ter diagnóstico precoce para garantir qualidade de vida

Por Rede Abracom

Esta quarta-feira, 16, é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de leitura e linguagem desde a infância até a fase adulta.

A dislexia pode prejudicar a aprendizagem dificultando o avanço na escola. As causas estão relacionadas a fatores genéticos e têm origem na alteração cromossômica, então é hereditária e se mostra com o cérebro tendo dificuldades para associar os sons às letras.

Os disléxicos costumam ser dispersos, ter falta de atenção, atraso da fala e linguagem, dificuldade em aprender rimas e canções e demorar muito para terminar a leitura de livros. É muito importante que o diagnóstico seja precoce para que o tratamento comece o quanto antes.

O tratamento é feito com base em estratégias de aprendizagem que estimulam a leitura, a escrita e a visão. Para tanto, a equipe deve ser formada por pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e o médico neurologista.

A Cannabis pode ser utilizada para ajudar na concentração durante o tratamento. Além disso, muitos dos disléxicos sofrem com o preconceito e precisam do auxílio da Cannabis para enfrentar a depressão.

A pessoa com dislexia pode ter uma vida normal e inclusive ter super inteligente. Alguns dos famosos com o transtorno foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Van Gogh (1853-1890), Albert Einstein (1879-1955), Pablo Picasso (1881-1973), Whoopi Goldberg, Steven Spielberg e Agatha Christie (1890-1976).

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC