Há estudos que apontam a Cannabis como fonte de tratamento para a doença
Por Rede Abracom
A obesidade pode ser uma realidade de 30% da população até o ano de 2030. A estimativa é do Atlas Mundial da Obesidade, que foi divulgado pela Federação Mundial. Esta terça-feira, 11, é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, esta é uma doença crônica que pode piorar com o passar dos anos caso não seja feito o tratamento adequado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
A obesidade pode causar redução na qualidade de vida, doenças como diabetes tipo 2 e cardiovasculares, asma, gordura no fígado, entre outros. Entre as crianças, segundo o relatório do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS), até setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de cinco a dez anos foram diagnosticadas com obesidade no Brasil.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica em Rede-Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição (CIBERobn) da Espanha descobriram a existência de um complexo mecanismo no estômago que regula a produção do hormônio Grelina, que pode gerar a sensação de saciedade na alimentação. O composto derivado Rimonabant, presente na Cannabis, bloqueia os receptores canabinóides CB1 no estômago, o que é interpretado como um sinal de saciedade, diminuindo a vontade de comer.
Assim, seria possível utilizar a Cannabis no tratamento da obesidade, mas o estudo foi feito em roedores e ainda não há previsão para ser testado em humanos. Por enquanto, a OMS aconselha que as pessoas se alimentem corretamente e façam exercícios físicos regularmente.
É importante salientar ainda que aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e obesidade, segundo dados de um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos. Assim, a prevenção é a melhor forma de combater a doença e quem está acima do peso precisa se esforçar para garantir o emagrecimento.