Inovações Tecnológicas Prometem Reduzir a Emissão de Carbono na Construção Civil com o Auxilio do Cânhamo

Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer em Troy, Nova York, iniciaram uma pesquisa buscando facilitar o caminho para o surgimento de uma indústria de cânhamo sustentável e economicamente viável. A intenção é ajudar a reduzir a emissão de carbono e, assim, ter um impacto real no combate às mudanças climáticas do planeta.

A equipe norte-americana desenvolveu uma tecnologia de reforço de vergalhões (barras de aço usadas na construção de elementos de sustentação – como pilares e vigas) à base de cânhamo. Esse novo vergalhão é um termoplástico reforçado com fibra natural da planta.

Além dos vergalhões, eles estão trabalhando na criação de máquinas que possibilitem a separação das fibras de cânhamo do núcleo da planta sem afetar negativamente suas propriedades mecânicas. A equipe também está desenvolvendo métodos sustentáveis para processar de forma efetiva os biocompósitos de cânhamo.

De acordo com os resultados preliminares obtidos, o vergalhão à base de cânhamo apresentou uma redução significativa na emissão de carbono e sua resistência é compatível ​​com a do aço. Os pesquisadores acreditam que utilizando esse vergalhão, a vida útil dos edifícios e infraestruturas será ampliada.

Novos avanços deverão ocorrer para que haja a comercialização desse produto, mas os pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer estão empolgados por desenvolver meios que possibilitem a utilização do cânhamo como um produto industrial, ao mesmo tempo que contribuem positivamente para o planeta, pois trata-se de uma inovação sustentável.

Fonte: https://www.newswise.com/articles/with-technology-innovations-from-rensselaer-polytechnic-institute-industrial-hemp-promises-to-modernize-sustainable-buildings-and-offer-farmers-a-crop-for-the-future

Todas as Publicações...

TRANSPARÊNCIA

Nos informe seus dados para que possamos te encaminhar nossa transparência.

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Abrace tem como objetivo atender e solucionar os problemas relacionados aos diversos tipos de atendimento prestados

SAC