Inscrições abertas para bolsistas voluntários em projeto de extensão da UFPB sobre uso medicinal da Cannabis

O projeto de extensão intitulado “C4nn4bis Medicinal: A educação é o melhor remédio e pode salvar uma vida” está com inscrições abertas para o preenchimento de 10 vagas destinadas a alunos voluntários dos cursos da área da saúde e do direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e faz parte das ações de pesquisa e extensão do grupo Pex C4nn4bis, composto por pesquisadores multidisciplinares dedicados ao estudo e divulgação do conhecimento científico relacionado às substâncias terapêuticas presentes nas plantas do gênero.

O objetivo do projeto é avançar o conhecimento científico e promover a utilização terapêutica da planta em diversas doenças graves, tais como autismo, Parkinson, Alzheimer, dor neuropática, depressão, câncer, doenças autoimunes, doenças dermatológicas, entre outras.

Os estudantes selecionados para participar do projeto receberão uma formação sólida embasada em evidências científicas atuais e serão capacitados para atuar na capacitação de médicos e outros profissionais de saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em João Pessoa.

Assim, também é possível proporcionar aos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) o conhecimento técnico necessário para se sentirem seguros ao lidar com pacientes que necessitam do tratamento com a planta C4nn4bis, possibilitando a prescrição de medicamentos à base dessa substância.

Para se candidatar ao projeto, os estudantes interessados devem registrar o seu interesse pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) no período de 25 a 28 de julho e preencher um formulário de inscrição disponível no Instagram @pexcannabis, fornecendo seus dados e interesses.

O projeto tem o apoio da Liga Canábica da Paraíba, da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (ABRACE), e da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC) e parceria com o Centro de Ciências Médicas (CCM), da UFPB.

Ficamos felizes!

SAC