Juízes deverão seguir decisão do STJ sobre Cannabis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A Corte publicou que sua decisão será vinculante, ou seja, todas as decisões posteriores deverão seguir o o STJ disser
Por Rede Abracom
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou que a decisão quanto ao plantio e importação de sementes de Cannabis terá quase a última palavra dada por seus ministros. Por ser vinculante, o que houver de processo posterior terá que seguir o que o STJ disser. Apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá dar decisão diferente.
A expectativa é que esta decisão do STJ seja técnica e ocorra em até um ano, período em que os processos que estão tramitando devem ficar paralisados.
O STJ agiu desta forma através do instrumento jurídico conhecido como “incidente de assunção de competência”. Dessa forma, a Corte pode, inclusive, permitir o cultivo em larga escala em todo o país.
Contudo, ainda não é possível saber se esta ação do STJ será benéfica para todos os interessados. É preciso aguardar os próximos passos para entender se as associações e os particulares serão contemplados também com boas notícias.
A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) tem um processo tramitando na Justiça quanto à manutenção do direito de plantar, colher, manusear, produzir e entregar produtos a base de Cannabis aos associados. Esta decisão não deve influenciar neste processo, já que ele se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF), já tendo sido aprovado pelo STJ.

Últimas Publicações

SAC

Enviar uma mensagem
Posso Ajudar?
Olá! Como podemos ajudá-lo?