A manifestação reivindica uma nova política de drogas no Brasil
Por Rede Abracom
Atualmente, a política de drogas em nosso país, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, existe desde 1938, tendo a sua última alteração em lei no ano de 2019, com a regulamentação da política nacional sobre drogas. Em João Pessoa, será realizada neste sábado, 18, a Marcha da Maconha.
A Marcha acontece na capital paraibana há mais de dez anos, esse ano ela está marcada para acontecer às 13 horas deste sábado. A concentração será no Parque Solón de Lucena. De acordo com a publicação do perfil da Marcha em João Pessoa, as bandeiras este ano são: o fim da criminalização, extermínio e encarceramento da população preta, pobre e periférica; contra a violência de gênero da população LGBTQIA+ além da defesa da liberdade de uso para fins medicinais, religiosos e recreativos.
O movimento defende a legalização das drogas a partir de uma nova política para o país, a Marcha irá contar com a presença de artistas locais.
É inegável que precisamos sim de uma nova política de drogas no Brasil, hoje o uso medicinal ainda é bastante polêmico devido aos preconceitos associados ao uso da planta da maconha. Atualmente, para se poder fazer um tratamento de saúde é necessária autorização judicial, como é o caso da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace).
Uma nova política de drogas e democratização no tratamento feito com a Cannabis beneficiaria ainda mais pessoas.