Médica fala sobre os benefícios do uso da Cannabis no tratamento de câncer

O tratamento com Cannabis é eficaz no alívio de sintomas e sem deixar efeitos colaterais

Por Rede Abracom

Quem faz tratamento de câncer sabe o quanto é um tratamento agressivo e doloroso. A quimioterapia causa dor, náusea e vômito no paciente além do efeito mais conhecido como a queda do cabelo. Imagine conviver com esses efeitos que impactam diretamente na qualidade de vida.

A médica neurologista e professora universitária, Vanessa Gil, fala sobre como o uso da Cannabis traz uma melhoria no bem-estar de pacientes oncológicos.

“A Cannabis pode oferecer diversos benefícios no tratamento de pacientes oncológicos. Estudos sugerem que ela pode proporcionar alívio da dor, controlar náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia, além de estimular o apetite. Assim é capaz de promover qualidade de vida durante o tratamento que tem tantos efeitos colaterais”.

Quem vivencia esses benefícios do tratamento com a Cannabis é Catarina Leal, paciente oncológica e associada Abrace, que se surpreende com os efeitos positivos da Cannabis.

“Foi dito para mim que eu podia chegar a uma cadeira de rodas e eu peguei uma onda. Então assim, a Cannabis me traz vida, a Cannabis me traz alívio. Eu não estou falando que cura, não estou dizendo que cura, estou falando em eu ter câncer metastático ósseo em todo corpo e eu não sinto dores”, disse Catarina durante o III Encontro Multidisciplinar do Hospital Napoleão Laureano.

A realidade vivida por Catarina Leal é apenas uma prova real do que a medicina comprova. A médica neurologista reforça a importância que a Cannabis tem no tratamento de pacientes com câncer.

“A Cannabis desempenha um papel importante no alívio das dores e reações associadas a tratamentos agressivos, como quimioterapia e radioterapia”. Ela acrescenta que as dores neuropáticas, que causam sensações de queimação, formigamento e choque elétrico também resultam em um controle dessas dores.

Diferentemente de medicamentos para dores, a neurologista destaca o ponto positivo da Cannabis: “Estudos recentes revelam os benefícios do óleo de Cannabis em diversos sintomas e geralmente sem efeitos colaterais”.

SAC