Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

De acordo com o Instituto do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025

Por Rede Abracom

Novembro Azul é um movimento de conscientização para combater o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Neste mês, destaca-se a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Este tipo de câncer é uma doença que afeta a glândula masculina, a próstata, e pode se desenvolver de forma silenciosa, sem sintomas evidentes nas fases iniciais.

A detecção precoce é fundamental e a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal são os principais métodos de diagnóstico. Além da conscientização e prevenção, é essencial destacar os aliados no tratamento. Realizar exames de rotina é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata, uma vez que essa doença geralmente não manifesta sintomas em seu estágio inicial.

A Cannabis medicinal tem ganhado destaque no auxílio a pacientes com câncer de próstata. Estudos preliminares sugerem que compostos encontrados na Cannabis, como o THC e o CBD, podem ajudar a aliviar sintomas relacionados ao câncer e aos efeitos colaterais do tratamento, como náuseas, vômitos e dor.

Os estudos sobre o efeito dos canabinoides em tumores remontam à década de 1990 e as pesquisas mais recentes apontam para resultados promissores. De acordo com um artigo publicado em 2023 na revista científica suíça MDPI, medicamentos à base de Cannabis demonstram a capacidade de inibir o crescimento tumoral e induzir à apoptose, o que implica na morte seletiva de células cancerígenas, sem prejudicar os tecidos saudáveis.

O tratamento do câncer de próstata geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal, e a Cannabis pode ser utilizada em conjunto com essas abordagens, com o devido acompanhamento médico. O Novembro Azul não alerta apenas à conscientização, mas também a oferecer apoio e informação às pessoas afetadas por essa doença e seus familiares. Além disso, o acesso a informações é crucial nessa luta contínua contra o câncer de próstata.

SAC