Senador paraibano propõe que hospitais universitários ofereçam cannabis medicinal

O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal, propôs formalmente ao Governo que viabilizasse a oferta gratuita de cannabis medicinal para tratamentos em hospitais universitários ainda em 2024.

De acordo com informações da Revista Veja, os derivados de cannabis seriam oferecidos pelas instituições universitárias que são geridas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A proposta faria com que ambulatórios ou serviços especializados oferecessem o medicamento de forma gratuita.

“O uso medicinal de derivados da Cannabis já é uma realidade que tem trazido bons resultados no tratamento de doenças e condições como Parkinson, epilepsia e autismo (…), e também no manejo de pacientes”, disse o senador em entrevista ainda em fevereiro deste ano.

A proposta do senador foi feita no começo de 2024, no entanto, após alguns meses da proposta formal ao Governo Federal, ainda não houve nenhuma resolução por parte do poder executivo na inclusão desse tipo de medicamento nos hospitais universitários.

O projeto só entraria em vigor caso aprovado pelo governo, que é o responsável pela gerência da Ebserh.

SAC